Folhas Soltas

terça-feira, julho 18, 2006

A Memória das Lágrimas

Enquanto deambulava por esta cidade do meu coraçãozinho fui parar à Cadeia da Relação.
O meu intuito era conhecer o edifício. Pois bem, acabei por fazer uma viagem ao passado enquanto percorria os corredores e as salas; surpreendi-me com a exposição de “Fotografias Periféricas” de Virgínio Moutinho que, por entre as gargalhadas que me arrancou, deixou-me em estado de atonicidade.
Quando me preparava para abandonar o edifício, digerindo e guardando todas as sensações que levava dali, eis que um segurança corre na minha direcção apregoando um…

…Menina, menina! A menina desculpe…

Perplexa com a interjeição do humilde colaborador, parei! Olhei para trás e lá estava ele, ofegante…

…a menina desculpe mas é que o fotógrafo está no 2ºpiso, a trabalhar num projecto de estudo da lágrima, e precisava de colaboradores.

Um curto silêncio constrangedor preencheu os escassos segundos que antecederam a minha resposta.

Bem, – digo eu ainda a tentar perceber o que estava a acontecer – não sei se hoje é bom dia…mas podemos tentar!

Enquanto me guiava à sala soltou um breve discurso de explicação mais detalhada do que iria acontecer, do qual eu captei lágrima, auto-retrato e estudo.
Ao meu ar de ainda-não-muito-convencida o segurança apressou o término do sermão:

O fotógrafo explicar-lhe-á melhor!

Entrei na sala a convite do fotógrafo. Após uma breve conversa estava convencida. Com o seu discurso sereno, apimentado por um sotaque francês, Georges Pacheco, tinha-me convencido a arriscar.

E porque não?!

É-me impossível narrar os momentos que se seguiram. Posso apenas dizer que dali consegui um auto-retrato do mais verdadeiro sofrimento transposto numa lágrima.
Quis partilhar a experiência convosco por ter sido algo tão fantabulástico!
Georges Pacheco continua a precisar de colaboradores para o projecto. Não tem idade, não tem sexo, basta querer! A todos os interessados em vivênciar a experiência:

PROCURAM-SE PESSOAS PARA PROJECTO FOTOGRÁFICO
“A Memória das Lágrimas”
(de 13 a 16 de Julho)

No âmbito de um projecto de investigação fotográfica no Centro Português de Fotografia, o fotógrafo Georges Pacheco procura pessoas para um trabalho de auto-retratos, intitulado “A Memória das Lágrimas”.
Este estudo dará origem a uma exposição e uma publicação. As sessões fotográficas ocorrem no Centro Português de Fotografia, na Cadeia da Relação do Porto, Campo Mártires da Pátria, 4050-368 Porto.
Caso esteja interessado para posar, por favor contactar o fotógrafo até ao dia 26 de Julho.

Contacto:
Georges Pacheco_96 230 67 51

Em nome de Georges Pacheco e em meu nome,

Obrigada!

4 Sussurros Vossos:

  • E tu gostaste do resultado... Da tua foto? :-)

    By Blogger APC, at 18/7/06 21:29  

  • APC,
    Bem...é difícil responder.
    É estranho quando somos nós o modelo. Mas assim que consegui descolar a minha imagem do retrato...voilá!!! Uma imagem onde o sofrimento está na sua forma mais natural... Intenso!

    ;-*

    By Blogger Sofia Freitas, at 18/7/06 22:03  

  • Bem isso é que foi um dia,ham.
    Tenho que ver esta exposição.
    Sempre foste muito fotogénica.

    By Anonymous Anónimo, at 19/7/06 23:19  

  • GR,

    Foi um dia inesquecível!!!
    Aconselho vivamente!
    Obrigada. ;-)

    Beijo

    By Blogger Sofia Freitas, at 19/7/06 23:37  

Enviar um comentário

<< Home